Governadores lançam ações para frear impacto do “tarifaço”
Estados antecipam medidas para socorrer empresas exportadoras antes da sobretaxa de 50%
23/07/2025 - 11:07

Governadores de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo anunciaram ações emergenciais para minimizar os efeitos da tarifa de 50 % que os EUA pretendem impor aos produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.
Ações por estado
-
Goiás: primeira iniciativa anunciada com R$ 628 milhões em créditos de ICMS para linha de crédito a taxas abaixo de 10 % ao ano. O projeto inclui três fundos: Fundão Creditório, Fundeq e Fundo de Estabilização Econômica. Os recursos são condicionados à manutenção dos empregos e estarão disponíveis a partir de agosto, com leilão previsto em 5 de agosto na B3.
-
São Paulo: pacote de R$ 200 milhões com juros a partir de 0,27 % ao mês + IPCA, prazo de 60 meses e carência de até 12 meses.
-
Rio de Janeiro e Espírito Santo: criaram comitês para formular ações de apoio ao setor exportador.
Contexto nacional
Enquanto os estados agem localmente, o governo federal estuda um plano pontual de apoio, com vistas a evitar impacto fiscal e entregar socorro apenas aos setores diretamente afetados — iniciativa dependente da aprovação presidencial. Uma estratégia conjunta envolvendo empresários, senadores e Câmara de Comércio dos EUA também está sendo articulada para pressionar contra a sobretaxa.