STF interroga ex-aliados de Bolsonaro por trama golpista
Interrogatórios envolvem ex-assessor e ex-diretor da PRF em investigação sobre tentativa de golpe após as eleições de 2022
24/07/2025 - 09:07
O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta quinta-feira (24) a fase de interrogatórios dos réus ligados à tentativa de golpe contra o resultado das eleições presidenciais de 2022. Os depoimentos, realizados por videoconferência, incluem nomes como Filipe Martins, ex-assessor internacional de Jair Bolsonaro, e Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal.
Ambos fazem parte do núcleo 2 do inquérito e são acusados de articular ações para manter Bolsonaro no poder. Martins é apontado como responsável por sugerir a chamada "minuta do golpe", que previa a decretação de estado de sítio. Já Vasques teria ordenado blitzes no segundo turno para dificultar o acesso de eleitores do presidente Lula às urnas, especialmente no Nordeste.
Simultaneamente, também estão sendo interrogados integrantes do núcleo 4, formado por militares e civis acusados de disseminar desinformação sobre as urnas eletrônicas e enfraquecer a confiança nas instituições democráticas.
O processo aberto pelo STF investiga 31 pessoas divididas em quatro núcleos. O núcleo 1, onde está Bolsonaro, já foi interrogado em junho e agora está na fase de alegações finais. O núcleo 3 será ouvido na próxima segunda-feira (28), encerrando a etapa de depoimentos.
Segundo a Agência Brasil, em 24 de julho de 2025, o julgamento final dos acusados deve ocorrer no segundo semestre deste ano, com expectativa de decisão até dezembro.
Foto: Antonio Augusto/STF