Brasil registra recorde de feminicídios em 2024
Com 1.785 mulheres assassinadas, país tem o pior índice da série histórica
25/07/2025 - 11:07

O Brasil encerrou o ano de 2024 com o maior número de feminicídios já registrado desde que a tipificação do crime foi criada em 2015. Foram 1.785 mulheres assassinadas por razões de gênero, o equivalente a quase cinco mortes por dia, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O crescimento de 6,1% em relação a 2023 reflete o agravamento da violência doméstica e de gênero no país, que também apresentou aumento nos casos de estupro, agressões e ameaças. O relatório mostra que, além do feminicídio, mais de 31 mil mulheres foram vítimas de tentativas de homicídio, com agressores em sua maioria sendo parceiros ou ex-companheiros.
A região Centro-Oeste teve o maior crescimento proporcional nos casos, enquanto os estados do Norte lideram os índices por número de habitantes. Especialistas apontam que a ausência de políticas públicas eficazes e o desmonte de redes de proteção às mulheres contribuíram diretamente para esse cenário alarmante.
O relatório também destaca a subnotificação, o medo das vítimas e a lentidão do sistema de justiça como barreiras para prevenir e punir esse tipo de crime. Ações como ampliação de delegacias especializadas, medidas protetivas mais ágeis e educação para igualdade de gênero são apontadas como urgentes.
O Fórum cobra do poder público ações imediatas para conter essa escalada de violência que atinge de forma direta as mulheres brasileiras, em todas as classes sociais e regiões do país.