Prévia da inflação de julho sobe 0,36% puxada pela conta de luz
Aumento na energia elétrica pressiona o IPCA-15, que acumula alta de 4,14% em 12 meses
25/07/2025 - 11:07

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial do país, registrou alta de 0,36% em julho, segundo dados divulgados pelo IBGE. O principal responsável pela aceleração foi o grupo habitação, puxado pelo aumento na conta de luz, que subiu 4,59% no período.
A energia elétrica residencial teve impacto significativo por conta da recomposição tarifária em várias regiões do país. O item respondeu sozinho por 0,17 ponto percentual do IPCA-15. Com isso, o índice acumula alta de 4,14% nos últimos 12 meses, superando a marca registrada em junho (3,98%).
Outros grupos que contribuíram para o aumento foram saúde e cuidados pessoais (0,55%) e despesas pessoais (0,55%). Já os alimentos desaceleraram, com variação de apenas 0,02%, aliviando parcialmente o índice. Entre os itens que ficaram mais baratos, estão a batata inglesa, o leite longa vida e o feijão carioca.
Apesar da alta, o resultado ficou dentro das expectativas do mercado. O Banco Central monitora de perto a inflação para definir os próximos passos da política de juros, especialmente com o cenário internacional incerto e pressões no setor energético.
Especialistas alertam que a manutenção de tarifas elevadas pode manter a inflação sob pressão nos próximos meses, exigindo atenção do governo e dos consumidores.