Goiás registra aumento de 48% nas queimadas no primeiro semestre de 2025
Alta é atribuída ao clima seco, falta de prevenção e ações humanas, segundo o Corpo de Bombeiros

28/07/2025 - 11:07

O número de queimadas em Goiás aumentou 48% entre janeiro e junho de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados do Corpo de Bombeiros Militar, foram registrados 8.062 focos de incêndio florestal, contra 5.441 ocorrências em 2024. O aumento acende um alerta para o risco ambiental e à saúde da população.

A corporação atribui a alta à estiagem prolongada, aliada à ação humana negligente, como queima de lixo e fogo em pastagens sem controle. Os municípios com mais registros são Goiânia, Anápolis, Formosa, Luziânia e Rio Verde. Apenas em junho, foram 2.239 focos de incêndio, o pior mês do semestre.

A fumaça provocada pelas queimadas tem impacto direto na qualidade do ar e na saúde da população, principalmente de crianças e idosos. Além disso, há prejuízos ambientais, como destruição de vegetação nativa, fauna e contaminação de rios e mananciais.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância de denunciar focos de incêndio pelo 193, evitar o uso do fogo e manter áreas limpas, especialmente em chácaras e lotes baldios. A corporação também tem intensificado campanhas de conscientização e ações preventivas em parceria com prefeituras e escolas.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM