Bolsonaro será julgado por racismo por declarações contra apoiador negro
Ex-presidente é acusado de depreciar cidadão negro em transmissão ao vivo

16/09/2025 - 11:16

Bolsonaro será julgado por racismo por declarações contra apoiador negro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta nesta terça-feira (16) um julgamento no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) por declarações consideradas racistas. Em 2021, durante uma transmissão ao vivo e em evento no Palácio da Alvorada, Bolsonaro comparou o cabelo de um apoiador negro a um “criatório de baratas”, comentário que gerou indignação entre ativistas e juristas. A acusação sustenta que a fala depreciou a identidade cultural do movimento negro, simbolizada pelo penteado black power.

Em primeira instância, a juíza Ana Maria Wickert Theisen rejeitou a ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Defensoria Pública da União (DPU), que buscavam indenização de R$ 5 milhões por danos morais coletivos. A magistrada considerou as declarações “inadequadas” e “infelizes”, mas não configurou violação de direitos coletivos. O MPF recorreu da decisão, argumentando que as falas têm potencial de reforçar estigmas e alimentar práticas discriminatórias contra a população negra.

O julgamento no TRF-4 analisará se a sentença será mantida ou reformada. O resultado terá impacto sobre como a Justiça Federal interpreta manifestações públicas de figuras políticas envolvendo questões raciais.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM