Governo avalia retorno do horário de verão em 2025 no Brasil
Ministério de Minas e Energia considera retomar a medida para aliviar o sistema elétrico

17/09/2025 - 12:15

Governo avalia retorno do horário de verão em 2025 no Brasil

O Brasil pode voltar a adotar o horário de verão em 2025. A medida, suspensa desde 2019, está sendo reavaliada pelo governo federal como forma de aliviar o sistema elétrico, que enfrenta risco de sobrecarga nos horários de pico.

Se confirmada, a proposta prevê que o horário de verão entraria em vigor a partir de 1° de novembro de 2025 até 15 de fevereiro de 2026, adiantando os relógios em todas as regiões que já aderiam à medida anteriormente — Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Para considerar o retorno são: redução do consumo de energia elétrica nos horários críticos (especialmente entre 18h e 21h), diminuição do acionamento de usinas termelétricas mais caras, e maior aproveitamento da luz natural no fim do dia. Porém, o retorno exigirá análise de fatores como níveis de chuva, capacidade de geração renovável (solar e eólica) e projeções de demanda.

Apesar do interesse, nenhuma decisão oficial já foi tomada. O Ministério de Minas e Energia e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estão produzindo relatórios técnicos para embasar a decisão que será tomada pelo presidente. Até lá, permanece a incerteza.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM