Venezuela realiza manobras militares e eleva tensão com os EUA
Exercícios militares em La Orchila envolvem 2.500 militares
18/09/2025 - 11:18

A Venezuela iniciou nesta semana a "Campanha Caribe Soberano 200", uma série de manobras militares que mobiliza cerca de 2.500 militares, 12 navios de guerra, 22 aeronaves e 20 embarcações menores da "Milícia Especial Naval" na ilha caribenha de La Orchila, ao norte da costa venezuelana.
O ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, afirmou que os exercícios incluem o uso de drones armados, drones de vigilância, drones submarinos e ações de guerra eletrônica, com o objetivo de aumentar a prontidão operacional frente a possíveis cenários de conflito armado no mar.
Essas manobras coincidem com o deslocamento para a região de oito destróieres dos Estados Unidos, que recentemente afirmaram ter afundado três lanchas venezuelanas suspeitas de envolvimento com o narcotráfico, resultando na morte de pelo menos 11 pessoas a bordo.
Além disso, o governo venezuelano acusou a Agência Antidrogas dos EUA (DEA) de realizar uma operação de "falsa bandeira", associando a Venezuela ao narcotráfico. O número dois do chavismo, Diosdado Cabello, afirmou que a DEA estaria envolvida na operação, destacando que forças de segurança venezuelanas apreenderam uma lancha com 3.680 kg de cocaína e quatro tripulantes.