TJ-GO mantém desembargador Maurício Porfírio envolvido em processo sobre aterro de Goiânia
Decisão reforça atuação técnica sobre pressões políticas.

23/09/2025 - 12:51

TJ-GO mantém desembargador Maurício Porfírio envolvido em processo sobre aterro de Goiânia

O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), desembargador Leandro Crispim, decidiu neste mês manter o desembargador Maurício Porfírio Rosa, da 5ª Câmara Cível, atuando no processo que discute a situação do Aterro Sanitário de Goiânia. A ação analisa se o local será desativado ou se poderá continuar operando mediante adequações.

A decisão ocorre após inspeções judiciais com participação de autoridades e do Ministério Público, que apontam falhas ambientais, riscos à saúde pública e necessidade de melhorias em infraestrutura de gestão de resíduos — como controle de chorume, monitoramento geotécnico, tratamento de resíduos líquidos e estabilidade do maciço de lixo.

O município de Goiânia já está implementando alguns desses ajustes, incluindo investimentos para tratamento do chorume, instalação de piezômetros, marcos geotécnicos e melhorias no sistema de monitoramento. A Prefeitura argumenta que as medidas são necessárias para que o aterro continue em funcionamento, evitando custos maiores com aterros privados.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM