Países amazônicos anunciam monitoramento conjunto da floresta na COP30
Acordo prevê R$ 55 milhões para fortalecer vigilância contra desmatamento.
14/11/2025 - 10:44
Durante a COP30, em Belém, os países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) — Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela — anunciaram a criação de um sistema conjunto de monitoramento da Amazônia.
O projeto contará com investimento de R$ 55 milhões do Fundo Amazônia, gerido pelo BNDES, para fortalecer os sistemas nacionais de vigilância e prevenir o desmatamento e a degradação florestal. Além disso, está prevista a transferência de tecnologia com a parceria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para capacitar os países participantes.
Para coordenar a iniciativa, os países vão criar uma comissão de ministros do Meio Ambiente, que deverá alinhar estratégias comuns de proteção da floresta, combate a criminalidade ambiental transfronteiriça e desenvolvimento sustentável. Também há o objetivo de reforçar mecanismos de “infraestrutura verde”, controle sobre recursos genéticos sem incentivar biopirataria e garantir a partilha justa de benefícios.
O sistema conjunto será integrado ao Observatório Regional da Amazônia (ORA), que já reúne dados sobre biodiversidade, recursos hídricos, incêndios e povos indígenas. Segundo os organizadores, a interoperabilidade desses dados é essencial para agir de forma preventiva, evitando que crimes ambientais transnacionais se aproveitem da fragmentação das políticas nacionais.