Goiânia aposta em “central de vagas” para ampliar oferta escolar às famílias
Para zerar a fila por vagas na rede municipal.
14/11/2025 - 10:54
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou uma estratégia para facilitar o acesso das famílias às vagas na rede municipal de ensino: uma espécie de central de vagas que organiza a demanda e oferta de matrículas em CMEIs, escolas e EJA. Não é uma central física, mas sim um conjunto de ações integradas para melhor distribuir vagas remanescentes.
Segundo a SME, há atualmente 7.059 vagas disponíveis: 1.875 em CMEIs/Centros de Educação Infantil, 587 na Educação Infantil “convencional”, 3.972 no Ensino Fundamental e 625 na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Quando uma criança não consegue vaga na unidade preferida, a prefeitura oferece outras opções num raio de até 3 km.
Além disso, a prefeitura já disponibilizou 6 mil novas vagas entre unidades próprias e conveniadas para a Educação Infantil. Para ampliar ainda mais a oferta, a SME abriu cadastro para credenciar instituições privadas (com fins lucrativos) para que ofereçam vagas à rede municipal conforme a Portaria 71.
Outra medida importante foi a Operação Zera Fila, um mutirão de matrículas para preencher as vagas disponíveis e reduzir a espera das famílias. Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão de tornar a rede mais acessível e garantir que crianças e adolescentes entrem na escola.