Goiás reforça campanha “Novembro Roxo” para prevenção da prematuridade
Iniciativa da SES-GO

14/11/2025 - 11:08

Goiás reforça campanha “Novembro Roxo” para prevenção da prematuridade

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promove, durante todo o mês de novembro, a campanha Novembro Roxo, com foco na conscientização sobre a prematuridade e na mobilização para melhores cuidados materno-neonatais.
O Dia D da campanha será em 17 de novembro, data que marca o Dia Mundial da Prematuridade.
Goiás mantém uma média de 11% dos nascimentos como prematuros, segundo a SES. Para atender esses recém-nascidos, o estado conta com UTI Neonatal nos hospitais HEMU, HCN e HEAL, e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) no HEMNSL

Durante a campanha, algumas unidades devem realizar ações educativas para famílias: no HEMU, está prevista uma roda de conversa no dia 17 para pais de prematuros; já no HEAL (região do Entorno de Brasília), nos dias 11 e 12 serão promovidos cursos de sensibilização com profissionais para uso do Método Canguru.

A SES também alerta para os principais riscos da prematuridade: bebês que nascem antes das 37 semanas podem ter dificuldades respiratórias, infecções, complicações neurológicas e necessidade de internação em UTIs neonatais. 
Entre os fatores de risco são mencionados infecções maternas, hipertensão, diabetes, gravidez múltipla, intervalos curtos entre gestações, consumo de álcool, tabaco e estresse. A SES reforça que muitos casos podem ser evitados com pré-natal regular e atenção integral à saúde materna e gestacional.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM