BC anuncia medidas para reforçar a segurança do Pix a partir de dezembro
Para combater fraudes
19/11/2025 - 10:47
O Banco Central (BC) anunciou uma série de medidas mais duras para conter fraudes no sistema Pix a partir do fim de 2025. Uma das principais ações é a implantação de um sistema onde cidadãos podem registrar que não querem a criação de certos produtos financeiros, como chaves Pix, em seu nome — o que deve dificultar golpes de abertura de contas fraudulentas.
A partir de dezembro, o Pix vai operar sob regras mais restritivas para instituições novas ou menos regulamentadas: aquelas que ainda não têm autorização definitiva do BC terão limites de capital mais elevados para manter sua participação no sistema. Também está previsto o bloqueio ou o impedimento de operações em contas que forem identificadas como suspeitas de fraude, com base em cruzamentos de dados pelas instituições financeiras.
Outra mudança importante é no Mecanismo Especial de Devolução (MED): a devolução para vítimas de golpe poderá rastrear melhor o caminho do dinheiro, e haverá bloqueio de contas intermediárias para evitar que o valor perdido se perca no sistema. Além disso, o BC começará a bloquear chaves Pix apontadas por bancos como utilizadas em fraudes.
A autarquia também reforçou a exigência de que os CPFs e CNPJs associados às chaves Pix coincidam com os registros oficiais da Receita Federal, dificultando o uso de documentos inválidos ou falsos para criar chaves.