Brasil registra 37 casos de sarampo em 2025
Ministério intensifica a imunização
21/11/2025 - 10:50
O Brasil já soma 37 casos de sarampo em 2025, segundo o Ministério da Saúde. Apesar desse número, o país segue como área sem circulação endêmica do vírus, visto que praticamente todos os casos são “importados ou relacionados à importação”.
Os casos estão distribuídos por sete estados: Tocantins (25), Mato Grosso (6), Rio de Janeiro (2), e mais um caso no Distrito Federal, Maranhão, Rio Grande do Sul e São Paulo. Uma das grandes preocupações é a reintrodução do vírus por viajantes: em julho, quatro brasileiros voltaram da Bolívia infectados, ocasionando novos casos em comunidades com baixa vacinação.
Com a perda da certificação de “região livre de sarampo” pelas Américas, segundo a OPAS, o Brasil adotou medidas para intensificar a vacinação, especialmente em estados de fronteira e em locais com grande movimentação de pessoas, como o Pará, que recebe visitantes pela COP-30. Até agora, mais de 351 mil doses já teriam sido aplicadas no Pará.
Em relação à cobertura vacinal, há uma queda em comparação ao ano passado: em 2024, o Brasil tinha 95,80% de cobertura para a primeira dose da tríplice viral; em 2025, esse índice caiu para cerca de 91,5%. Já a segunda dose passou de 80,43% para 75,53%. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforça que a vacinação continua sendo a estratégia mais eficaz para evitar surtos e garantir a proteção da população.