MEC pretende levar escolas integrais a 100% do país em 2026
Atualmente, cerca de 90% do território nacional já conta com essa oferta

04/12/2025 - 11:45

MEC pretende levar escolas integrais a 100% do país em 2026

O Ministério da Educação (MEC) definiu como meta atingir, até 2026, cobertura total dos territórios brasileiros com matrículas em ensino integral na educação básica — ou seja, garantir que todas as regiões do país tenham pelo menos uma escola pública oferecendo jornada integral.

Atualmente, cerca de 90% do território nacional já conta com essa oferta. A secretária de Educação Básica da pasta, Katia Schweickardt, afirmou que a estratégia para consolidar a expansão deve ser definida até dezembro deste ano. Além da ampliação das vagas em tempo integral, o MEC planeja como prioridades para 2026 a ampliação da alfabetização na idade correta — com meta de 64% das crianças alfabetizadas na idade certa — e a universalização do acesso à internet nas escolas, com expectativa de alcançar 80% das unidades com conectividade para fins pedagógicos. 

Para que a educação integral seja de fato de qualidade, o MEC destaca a necessidade de não apenas aumentar o número de matrículas, mas garantir infraestrutura adequada — salas, espaços para arte, esporte e lazer — além de formação contínua de professores e integração com políticas de saúde, cultura e esporte, adaptadas às realidades regionais.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM