Ministério da Justiça lança site com lista dos criminosos mais procurados do país
De acordo com o governo federal, o objetivo da ferramenta é facilitar o trabalho das forças de segurança e ampliar a cooperação com a população
09/12/2025 - 08:49
O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou uma nova plataforma nacional que reúne os foragidos mais procurados do Brasil. O site, que faz parte do Programa Captura, lista 216 criminosos considerados de alta periculosidade, indicados pelas polícias dos 26 estados e do Distrito Federal. Cada unidade da federação pôde apontar até oito nomes, selecionados com base em critérios como gravidade dos crimes, ligação com organizações criminosas, número de mandados de prisão e atuação interestadual.
De acordo com o governo federal, o objetivo da ferramenta é facilitar o trabalho das forças de segurança e ampliar a cooperação com a população, que poderá enviar informações anônimas para ajudar na localização dos procurados. A plataforma reúne fotos, dados básicos e detalhes sobre os crimes de cada alvo prioritário, permitindo que policiais de diferentes estados tenham acesso rápido e integrado às informações.
O Ministério da Justiça destacou ainda que o Programa Captura busca unificar esforços entre autoridades estaduais e federais para acelerar prisões e combater grupos criminosos organizados. A iniciativa também reforça o compromisso do governo em ampliar a transparência e fortalecer o enfrentamento à criminalidade em todo o país.