PF deflagra operação contra desvios de emendas parlamentares em Brasília
A ação, autorizada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal
12/12/2025 - 10:41
A Polícia Federal (PF) realiza nesta sexta-feira (12 de dezembro de 2025) a Operação Transparência para apurar possíveis irregularidades na destinação de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares. A ação, autorizada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), cumpre mandados de busca e apreensão em Brasília com o objetivo de investigar suspeitas de desvios na aplicação dessas verbas, que podem configurar crimes como peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso e corrupção.
Entre os alvos da operação está Mariângela Fialek, assessora do deputado federal e ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL), responsável pelo setor de indicação de emendas parlamentares. Policiais federais cumpriram buscas tanto no local de trabalho da servidora na Câmara quanto em sua residência. Até o momento, não há confirmação de que o parlamentar seja alvo direto das investigações.
A Operação Transparência ocorre em meio a um contexto mais amplo de crescente atuação da PF e de órgãos de controle para coibir desvios e melhorar a transparência na execução de emendas parlamentares, especialmente após determinação do STF para investigação de irregularidades em repasses e exigência de maior rastreabilidade desses recursos. Relatórios de auditorias recentes indicaram problemas na prestação de contas e na formalização de planos de trabalho para emendas, levando à abertura de inquéritos e novas fases de investigação.