Bolsonaro segue em observação após nova cirurgia e pode ter alta até quinta-feira
Ex-presidente foi submetido a procedimento para tratar soluços persistentes e permanece sob monitoramento médico.
30/12/2025 - 09:14
O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado no Hospital DF Star, em Brasília, depois de ser submetido a uma nova intervenção cirúrgica nesta segunda-feira (29/12/2025) para tratar crises de soluços persistentes. O procedimento consistiu no bloqueio do nervo frênico esquerdo, responsável pelo controle do diafragma; no sábado anterior (27), o mesmo tratamento havia sido aplicado ao lado direito.
Segundo o relatório médico divulgado à imprensa, o quadro clínico de Bolsonaro é considerado estável, mas ele permanecerá em observação por pelo menos 48 horas para que os profissionais de saúde avaliem os resultados do procedimento e eventuais complicações. Está também prevista a realização de uma endoscopia digestiva alta entre terça (30/12) e quarta-feira (31/12) como parte do acompanhamento pós-operatório.
Os médicos trabalham com a hipótese de que, se não houver intercorrências adicionais, Bolsonaro possa receber alta até quinta-feira, 1º de janeiro de 2026. O tratamento inclui controle de alimentação, medicação e monitoramento da pressão arterial, após Bolsonaro também ter apresentado elevação da pressão em dias anteriores.
Internado desde 24 de dezembro, o ex-presidente foi inicialmente operado no dia de Natal (25) para correção de uma hérnia inguinal bilateral. Bolsonaro deixou temporariamente a Superintendência da Polícia Federal em Brasília para a internação após autorização judicial do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação na trama golpista.