Santa Casa de Misericórdia de Goiânia faz alerta à população sobre golpes
Hospital repudia uso indevido de seu nome por criminosos que solicitam pagamentos falsos por telefone e aplicativos de mensagens.
02/01/2026 - 09:05
A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia emitiu um alerta à população nesta quinta-feira (1º de janeiro de 2026) sobre a circulação de golpes que utilizam indevidamente o nome da instituição para enganar pacientes e familiares. Segundo o comunicado oficial, criminosos têm entrado em contato por telefone e aplicativos de mensagens, especialmente WhatsApp, solicitando pagamentos falsos sob a justificativa de liberação de medicamentos, exames ou procedimentos médicos.
O hospital reforçou que não realiza qualquer cobrança por esses canais. Nos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), todos os serviços — como internações, cirurgias, consultas, exames e fornecimento de medicamentos — são 100% gratuitos. Em casos de atendimentos particulares, a Santa Casa esclarece que qualquer negociação e pagamento só ocorrem presencialmente, diretamente no caixa da instituição.
A instituição orienta que a população não compartilhe dados pessoais nem realize transferências ou pagamentos em resposta a essas mensagens suspeitas. Para dúvidas ou confirmações de golpe, foi recomendado que as pessoas procurem a unidade presencialmente, entrem em contato com a Ouvidoria ou o Serviço Social da Santa Casa, ou ainda registrem ocorrência junto à Polícia Civil. Com quase 90 anos de atuação, o hospital ressaltou seu compromisso com a ética, transparência e proteção dos pacientes.