Dinamarca e Groenlândia buscam conversas com Rubio após Washington reafirmar desejo pela ilha
Copenhague e Nuuk solicitam reunião com chefe da diplomacia dos EUA diante de reafirmação do interesse norte-americano em controlar a Groenlândia
07/01/2026 - 11:14
A Dinamarca e o governo da Groenlândia solicitaram formalmente uma reunião com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, depois que a administração do presidente americano **Donald Trump reafirmou sua intenção de assumir o controle da Groenlândia, ilha estratégica no Ártico que é território autônomo dinamarquês. O pedido foi feito em comunicado divulgado pelos respectivos governos e busca tratar diretamente das declarações recentes de Washington.
O ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Løkke Rasmussen, e a chefe da diplomacia groenlandesa, Vivian Motzfeldt, destacaram que tentativas anteriores de agendar conversas diretas com o governo norte-americano não haviam obtido sucesso, e reforçaram a necessidade de diálogo “em um futuro próximo” sobre o tema.
As tensões diplomáticas aumentaram depois que a Casa Branca afirmou que “o exército dos EUA é sempre uma opção” para alcançar seus objetivos na região, mesmo diante da forte rejeição de líderes europeus ao apelo para que os Estados Unidos assumam o controle da ilha. A **primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, advertiu que uma tomada de controle por parte dos EUA poderia significar o fim da aliança militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e recebeu apoio de países como França, Alemanha, Itália, Polônia, Espanha e Reino Unido, que reafirmaram que a Groenlândia “pertence ao seu povo”.