Lewandowski entrega carta de demissão e deixará o Ministério da Justiça nesta sexta-feira (9)
Ministro comunica ao presidente Lula que deixará cargo após quase dois anos à frente da pasta
09/01/2026 - 10:22
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou formalmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que deixará o comando da pasta a partir nesta sexta-feira, 9 de janeiro de 2026. A informação foi divulgada por meio da carta de demissão entregue ao presidente durante encontro no Palácio do Planalto na quinta-feira, 8, pouco antes de uma cerimônia que marcou os três anos dos ataques de 8 de janeiro de 2023.
Na carta, Lewandowski, que tem 77 anos e estava no cargo desde 1º de fevereiro de 2024 — após aposentar-se do Supremo Tribunal Federal (STF) — afirmou que deixa o governo por “razões de caráter pessoal e familiar”. Ele destacou ter exercido suas funções “com zelo e dignidade”, mesmo diante das “limitações políticas, conjunturais e orçamentárias” enfrentadas pela pasta ao longo de sua gestão. A exoneração deve ser publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira.
A saída de Lewandowski deve ser acompanhada também pela troca no “núcleo duro” da Ministério da Justiça e Segurança Pública, com secretários-executivos próximos ao ministro sinalizando intenção de deixar seus cargos. Entre os nomes que podem sair estão Manoel Carlos de Almeida Neto e Mário Sarrubbo. Até o momento, o governo federal não anunciou oficialmente o substituto para a pasta.