Governo de Goiás oferece 1,4 mil vagas gratuitas em cursos artísticos
As inscrições estão previstas entre o fim de janeiro e o início de fevereiro de 2026, e devem ser feitas exclusivamente pelo site indicado nos editais.
12/01/2026 - 09:27
O Governo de Goiás, por meio das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs), abriu mais de 1,4 mil vagas gratuitas para cursos nas áreas artísticas, com oportunidades tanto em Goiânia quanto no interior do estado. As inscrições estão previstas entre o fim de janeiro e o início de fevereiro de 2026, e devem ser feitas exclusivamente pelo site indicado nos editais.
Na Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, são 452 vagas distribuídas em cursos de nível superior, técnico médio e Núcleo de Altas Habilidades (NAH). Entre as opções, estão 40 vagas em Artes Visuais (Desenho e Pintura) e 24 vagas em Música com formação em instrumentos e canto, além de 25 vagas para o curso técnico em Ballet Clássico e vagas para o curso superior de tecnologia em Produção Cênica. Parte das seleções exige testes de aptidão, avaliações específicas e, no caso do curso superior, provas objetivas e redação.
O Núcleo de Altas Habilidades oferece 323 vagas para integrar grupos sinfônicos e corais, como orquestras e banda sinfônica. As 968 vagas restantes estão distribuídas em unidades descentralizadas das EFGs em cidades como Aparecida de Goiânia, Jaraguá, Trindade, Nerópolis, Mossâmedes, Cidade de Goiás, Luziânia, Águas Lindas, Silvânia e Valparaíso de Goiás, com cursos de teatro e instrumentos musicais para pessoas a partir de 8 anos de idade e seleção por ordem de inscrição.
Como incentivo à inclusão social, 60% das vagas são prioritariamente reservadas a estudantes da rede pública ou pessoas em vulnerabilidade social. As aulas acontecerão em diferentes turnos, com carga horária total geralmente de 80 horas para os cursos descentralizados, e os candidatos devem consultar os requisitos e etapas específicas no momento da inscrição.