Oito países confirmam adesão ao Conselho de Paz de Trump para Gaza
Ministros de Relações Exteriores anunciam entrada de nações no novo fórum internacional liderado pelos Estados Unidos

22/01/2026 - 09:50

Oito países confirmam adesão ao Conselho de Paz de Trump para Gaza

Oito países confirmaram oficialmente que aderirão ao chamado Conselho de Paz para Gaza, iniciativa lançada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o objetivo de consolidar um cessar-fogo duradouro, apoiar a reconstrução da Faixa de Gaza e promover uma solução política sustentável para o conflito entre Israel e grupos palestinos.

Em comunicado conjunto, os ministros das Relações Exteriores de Paquistão, Egito, Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Turquia, Arábia Saudita e Catar afirmaram que acolhem o convite estendido por Trump e assinarão formalmente os documentos de adesão de acordo com seus procedimentos legais internos. A nota oficial destacou que o grupo buscará uma “paz justa e duradoura baseada no direito dos palestinos à autodeterminação e à soberania”.

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, declarou interesse no plano, mas disse que restrições constitucionais impedem uma adesão imediata de seu país. Já o presidente da França, Emmanuel Macron, recusou o convite para integrar o Conselho. A iniciativa, que é parte de um esforço diplomático mais amplo para encerrar a guerra em Gaza e pode evoluir para tratar de conflitos globais, tem gerado debate internacional sobre seu impacto e relação com organismos multilaterais existentes.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM