Pedido de extradição de Alexandre Ramagem está nos EUA desde dezembro de 2025, diz Ministério da Justiça ao STF
Processo foi enviado ao governo norte-americano e ainda aguarda análise pelas autoridades dos Estados Unidos.
29/01/2026 - 08:54
O Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira (28/01) que o pedido formal de extradição do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) foi encaminhado ao **governo dos Estados Unidos pelo Brasil no dia 30 de dezembro de 2025. A pasta comunicou que não há prazo definido para que as autoridades americanas concluam a análise do pedido.
Ramagem, que foi diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), foi condenado pelo STF a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão por sua participação em uma tentativa de reverter o resultado das eleições de 2022, em um processo qualificado como trama golpista. Após a condenação, em setembro de 2025 ele deixou o Brasil e viajou para os Estados Unidos, onde está desde então, segundo o MJSP.
Em novembro de 2025, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, decretou a prisão preventiva de Ramagem e, em dezembro, determinou que a Secretaria Judiciária da Corte enviasse ao MJSP os documentos para instruir o pedido de extradição, o que resultou no envio ao Itamaraty e posterior repasse às autoridades americanas. Ramagem teve o mandato parlamentar cassado em 18 de dezembro de 2025, no mesmo dia em que a Câmara também declarou a perda do mandato de Eduardo Bolsonaro (PL-SP).