Governo de Goiás promove Dia D de vacinação contra febre amarela neste sábado
A vacina integra o calendário básico infantil, com dose aos 9 meses e reforço aos 4 anos, além de dose única recomendada para pessoas de 5 a 59 anos não vacinadas.
30/01/2026 - 11:43
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, realiza no sábado, 31 de janeiro de 2026, o Dia D de Vacinação contra a Febre Amarela, com foco nos municípios da Região Metropolitana de Goiânia e nas cidades com circulação viral confirmada. A abertura oficial ocorre às 9h, no Ciams Novo Horizonte, em Goiânia, com a presença do diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Éder Gatti, além de representantes da SES-GO e da SMS de Goiânia.
Segundo a SES-GO, em 2025 não houve registros de casos suspeitos ou confirmados de febre amarela em humanos em Goiás, sendo o último caso confirmado em 2017. No entanto, foram registrados 38 óbitos de primatas em municípios como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Abadia de Goiás, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Silvânia, Firminópolis e Itaberaí, o que reforça a necessidade de intensificação da vacinação preventiva.
A cobertura vacinal atual contra a febre amarela é de 74,20% no Brasil e 74,19% em Goiás. A vacina integra o calendário básico infantil, com dose aos 9 meses e reforço aos 4 anos, além de dose única recomendada para pessoas de 5 a 59 anos não vacinadas. A mobilização envolve municípios das regionais Central, Centro-Sul, Pirineus, Oeste II e Rio Vermelho, incluindo Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo, Trindade, Hidrolândia, Silvânia e outros.